Nutrição infantil começa antes da concepção

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É importante ressaltar que uma boa nutrição infantil começa nos hábitos alimentares dos pais, mais
principalmente no ventre da mãe, por isso a frase, “você será o que sua mãe comia” faz sentido é muito
verdadeira quando se fala de saúde infantil, pois uma mãe bem nutrida terá filhos saudáveis e nutridos, e pais
que tem hábitos saudáveis passarão este exemplo para seus filhos desde a 1º infância.

Estudos mostram que a gestação é um processo de grande desafio químico e nutricional, na gestação
acontece um intenso processo de divisão e diferenciação celular, o requerimento de nutrientes é alto, para
que o embrião se desenvolva plenamente. A resistência imunológica e a vitalidade positiva podem ser
alcançadas com mudanças no padrão ambiental, e alguns dos principais pilares é a nutrição e a
individualidade de cada gestante e criança, pois desde o momento da concepção, quando duas células se
fundem, o embrião humano embarca em uma incrível jornada de desenvolvimento. Desde as primeiras
semanas e durante todo o período gestacional e nos primeiros meses de vida do bebê, deve-se evitar
qualquer possibilidade de carência , fornecendo nutrientes para um continuo desenvolvimento do feto e para
a saúde da mãe.

Podemos nos questionar, porque tanta preocupação hoje com a gestação ? No tempo de nossas avós não se
falava de desnutrição, o fato é que a gestante de hoje não recebe a mesma quantidade de minerais,
vitaminas e outros nutrientes importantes em comparação com uma gestante que vivia 30 ou 90 anos atrás,
por este motivo a mulher que pretende engravidar e as gestantes em geral devem se preocupar com a saúde
nutricional desde o momento da fecundação.

É fundamental que a mãe elabore uma rotina saudável, com alimentação correta, prática de atividades
físicas regulares e consuma vitaminas, minerais e nutrientes para que além de prover a saúde para o bebê
ela também se mantenha saudável, para um parto saudável. Mas é nos primeiros meses de vida do bebê que
surgem as maiores indagações, vem a preocupação com a amamentação. Como a alimentação da mãe pode
interferir no bem estar do bebê? Muitos questionamentos surgem, nesta fase, o ideal é que a mãe se alimente
o mais saudável possível, as frutas, vegetais são de extrema importância pois são fontes de vitaminas,
minerais e também líquidos que é matéria prima para produção do leite e sim quanto mais nutrida a mãe
estiver mais nutritivo será o leite que ela ofertará a seu filho.

O bebê cresce e aos 5 meses surge a indagação
quais os primeiros alimentos devo dar para meu filho e como devo prepara-los? Nesta fase é importante que
a criança comece entrar em contato com frutas, amassadinhas como: maça, pera, mamão, banana prata ou
maça, sempre na forma natural sem adição de açúcar, Vegetais e raízes como: inhame, mandioquinha batata,
mandioca, cará, cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, abóbora, brócolis, couve-flor, espinafre, alface,
escarola cozidos, em forma de papas sem a adição de sal, apenas temperos leves como salsa, cebolinha,
alho e cebola, não use temperos artificiais. Os alimentos devem ser cozidos apenas em água o suficiente
para amaciá-los, não sobrando muita água na panela, desta forma os nutrientes não se dispersam tanto.

Dos 5 aos 8 meses as carnes melhores para a alimentação do bebê é frango e peixe bem cozidos aos 8
meses introduza ovos cozidos, comece com 1/4 e aumente conforme a aceitação e também carne vermelha
magra.

A partir dos 8 meses acrescente um pitada de sal apenas para realçar o sabor porém de maneira que para o
paladar dos adultos pareça não conter sal, também podemos ofertar a partir dessa idade Grãos como: arroz,
feijões, milho, ervilha, lentilha, grão de bico, quinoa e aveia.

É importante ir oferecendo a criança gradativamente um alimento novo de cada vez. Nas primeiras refeições
escolha legumes ou tubérculos, faça a introdução de maneira gradual, o ideal é misturar um vegetal, um
tubérculo e um legume. Após uma semana a criança já pode comer grãos como arroz, feijão e lentilha e em
seguida acrescente 1 proteína como ( frango, peixe e pós carne vermelha e ovos). Pós a refeição do bebê
evite amamenta-lo, o leite prejudica a absorção do ferro alimentar.

É importante pós o bebê começar a comer alimentos ofertar água e sucos naturais.
Conforme o desenvolvimento da criança os pais devem sempre evitar ofertar para seus filhos alimentos
industrializados ricos em açucares, corante e sódio, para que eles se desenvolvam bem nutridos e saudáveis, facilitando um melhor aprendizado em todo decorrer da infância e adolescência afinal “SOMOS O QUE
COMEMOS E ABSORVEMOS” nossas células refletem oque ofertamos a elas.

 

Fonte: Nutricionista Funcional e Oncológica; Rosani Turra

Publicado em 05 dezembro de 2018