Dia Mundial da Alimentação

Notícias

Em mais de 150 países é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945. Neste ano a campanha trata da luta contra a fome, que está sofrendo uma nova pressão. Após um período de declínio, a nível global, a fome e a mal nutrição crônica estão novamente em ascensão, ameaçando regredir décadas de ganhos.

Os conflitos, o clima, a economia, as desigualdades são apenas algumas das razões, no mundo, pelas quais a meta de Fome Zero pode parecer mais difícil de ser alcançada agora. Por outro lado, abordar a má nutrição, em todas as suas formas, está torna-se cada vez mais complicado devido ao sobrepeso e a obesidade.

Contudo, a experiência tem mostrado que a segurança alimentar e a nutrição podem registar grandes avanços quando os países, as instituições e as pessoas trabalham em conjunto. Este é o momento de redobrar esforços para alcançar a meta globalmente acordada de Fome Zero, de acordo com o enunciado na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas.

Publicado em 16 outubro de 2018