3 dicas fundamentais para ter qualidade de vida

Artigos

Se tem algo que as pessoas realmente desejam, e muitas passam grandes períodos procurando, é a tão famigerada qualidade de vida. Sentir-se pleno, totalmente satisfeito e inteiramente realizado é uma eterna procura global.

Se você ainda está procurando esse “estado de espírito”, recomendo que tire uns minutos do seu dia para leitura desse artigo.

Afinal, o que é qualidade de vida?

Definir o que é qualidade de vida é algo praticamente impossível. Afinal, cada pessoa possui um conceito amplo e provavelmente diferente para esse termo/situação. Falando de modo geral, pode-se afirmar que qualidade de vida é algo intimamente relacionado à equilíbrio.

Diferente do que muita gente pensa, ter uma vida qualitativa não significa ter dinheiro. Essa situação abrange uma série de fatores, como físicos, emocionais, sociais, espirituais além é claro, de saúde.

Um exemplo prático: A pessoa pode ter dinheiro e não ter saúde. Dessa forma, ela não possui qualidade de vida. Simples assim.

Embora não exista uma definição exata. É comum que muitas pessoas tentem especificar e até mesmo modular o que é qualidade de vida.

Falando em aspectos políticos e sociais, o IDH – Índice de desenvolvimento Humano é uma maneira ampla e generalista de tentar padronizar, e até mesmo avaliar a qualidade de vida de pessoas em diferentes locais do globo.

Já a OMS – Organização Mundial da Saúde, usa a seguinte definição: “Qualidade de vida pode ser definida de modo exclusivo pela percepção de uma pessoa, com base em sua inserção de vida, onde cultura, sistemas de valores, padrões e preocupações são levados em consideração”.

Fatores que afetam a qualidade de vida

Como profissional da saúde, afirmo e defendo a ideia de que qualidade de vida está intimamente relacionada à saúde. A vida agitada e cada vez mais atarefada de muita gente, acaba por minar momentos qualitativos e saudáveis.

Por conta disso, os principais fatores que afetam uma vida de qualidade são:

  •  Ansiedade;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Sedentarismo;
  • Patologias provenientes do sedentarismo.

Ao saber o que dificulta na busca de uma vida qualitativa, fica mais fácil saber como obtê-la, não é mesmo? Então atente-se as dicas a seguir.

3 Dicas fundamentais para ter qualidade de vida

É chegada a hora de revelar como é fácil ter uma vida de qualidade. Confira as ficas a seguir.

1. Limpe sua mente

Uma grande dica para se ter mais qualidade em sua vida é limpar sua mente. Reserve momentos do seu dia, da sua semana e também do seu mês para atividades prazerosas. Ter um hobby, meditar, encontrar os amigos, tocar um instrumento musical, aprender um novo idioma são ótimas formas de limpar a mente e deixar as preocupações de lado.

2. Pratique uma atividade física

Além de ajudar a limpar a mente, atividades físicas auxiliam na liberação de hormônios e neurotransmissores, como endorfina, serotonina e até mesmo melatonina, capazes de trazer sensações de bem-estar generalizadas além de melhorar a saúde por inteiro.

Uma dica para praticar atividade física: Escolha uma que você realmente goste. Isso diminui suas chances de desistência.

3. Adote uma alimentação saudável

Não há necessidades de extremismos na questão alimentar. Realizar trocas inteligentes, como preferir alimentos integrais, diminuir o consumo de sal, de açúcar e de gorduras de má qualidade são estratégias eficazes, simples de serem cumpridas que potencializam a saúde e consequentemente trazem maior qualidade de vida.

Como mostrado, viver uma vida mais qualitativa é algo simples de ser obtido. Mas e você? Como faz para ter mais qualidade de vida?

Fonte: Murilo Camano; Nutricionista

Publicado em 14 novembro de 2018